¿Quieres eliminar "Concelho de Borba" de los lugares donde has estado? No se pueden eliminar valoraciones de rincones o destinos. No se puede quitar el "He estado" porque has publicado una Opinión sobre este lugar :)

Borba é um concelho localizado no distrito de Évora, na região do Alentejo. Inserido na “Zona dos Mármores”, a principal influência no desenvolvimento económico do município é a extração e consequente transformação de mármore. Esta atividade torna a paisagem do concelho única, onde se destaca o contraste das crateras - donde se retira o “ouro branco” - com as escombreiras onde são depositados os excedentes.

O nome Borba está também associado aos vinhos de excelência produzidos no concelho, por diversas unidades vitivinícolas. Esta qualidade verifica-se na várias medalhas já obtidas em concursos nacionais e internacionais do setor.

Um dos símbolos deste concelho é a Fonte das Bicas ou Chafariz de Borba. Esta fonte foi construída em 1781, por ordem da Câmara Municipal e considerada Monumento Nacional em 1910. O chafariz tinha como objetivo ser um monumento a Borba, pelo uso das mármores que o constitui, e pela reconstituição do lago onde se insere. Diz a lenda que neste lago foi encontrado o barbo que deu o nome ao município.

A Fonte das Bicas, serviu ainda de modelo para outras fontes monumentais que depois surgiram no Alentejo. Na sua composição podemos apreciar uma perfeita organização e distribuição da água. Três bicas estão colocadas ao centro, enquanto mais abaixo e dos lados se situam as bicas destinadas às crianças. Do chafariz também fazia parte um bebedouro para os animais e um lavadouro.

Ver más




Cómo llegar


Sé el primero en opinar