Marco de Canaveses destaca-se como município pela passagem de dois rios no seu território, o Rio Douro e o Rio Tâmega. Destes rios surgiram as albufeiras artificiais do Carrapatelo e do Torrão frequentemente procuradas para a prática de desportos aquáticos.
Este município, envolto pelos dois rios, disponibiliza ainda a quem o visita o Parque Fluvial do Tâmega, o cais e a praia fluvial de Bitetos, assim como os parques de lazer da Cidade e de Alpendorada.
Também o património arquitetónico do concelho merece referência. Desde a cidade romana de Tongobriga, com mais de dois mil anos de história, ao circuito românico que inclui oito igrejas e dois monumentos.
Cidade de rio assim como de serra, qualquer amante do turismo rural se encantará com as serra da Aboboreira e de Montedeiras. Aí são vários os percursos possíveis de realizar e vasto o património arqueológico, como antas e mamoas, que encontrará no caminho.
Numa visita ao município de Marco de Canaveses não deixe ainda de visitar os vários museus como o Museu Municipal Carmen Miranda, o Museu da Pedra ou o Museu do Linho e do Vinho.
É ainda importante referir que esta cidade se insere na Região Demarcada dos Vinhos Verdes e poderá portanto realizar a Rota dos Vinhos do Marco de Canaveses, recheada de aromas frescos e únicos.