¿Quieres eliminar "Luz" de los lugares donde has estado? No se pueden eliminar valoraciones de rincones o destinos. No se puede quitar el "He estado" porque has publicado una Opinión sobre este lugar :)

A freguesia da Luz pertence ao concelho de Mourão, na região do Alentejo. Devido ao transbordo das águas da Barragem do Alqueva, a população ficou marcada pelo traslado da freguesia a 2 km da sua localização original. Este acontecimento e a constante preocupação de toda a população deu origem à seguinte cuadra, escrita por João Chilrito Farias:

 

"Sou da aldeia da Luz

A que vai ser alagada

Calhou-nos esta cruz

Mas uma cruz tão pesada."

 

O Castelo da Lousa, ou Castelo Romano da Lousa, classificado como Monumento Nacional, terá sido alvo de preservação, devido à sua submersão, assim como a antiga Aldeia da Luz. Com esforços da Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva e do Instituto Português de Arqueologia a fortificação foi envolvida com sacos de areia, cobertos por uma pasta de cimento, para evitar o desgaste provocado pelas águas.

O Museu da Luz, aberto ao público após a submersão da antiga aldeia da luz, afirma-se como um espaço singular de cultura e de identidade. Além disso, é um espaço dedicado aos testemunhos da ocupação da região e às alterações ocorridas neste território, após o aparecimento da barragem.

Ver más



Fotos


Cómo llegar


Sé el primero en opinar