Santa Marta de Penaguião é uma vila portuguesa no Distrito de Vila Real, região Norte do País, situada na fantástica Região Demarcada do Douro e muito afamada pela sua Adega Cooperativa, produtora de muito apreciados Vinhos, caracterizada pela natureza envolvente de campos de vinha a perder de vista, disposta em socalcos.
A vila está rodeada de uma paisagem magnífica, caracterizada pelos socalcos cultivados, pela imensa vinha, e pelo Rio Corgo, que confere uma beleza única ao conjunto, enriquecido com o património arquitectónico da vila, como a Igreja Paroquial, o Pelourinho da vila ou os muitos Moinhos.
Marco da importância económica que os férteis solos da região, encontram-se por toda a região diversos Solares e Casas Senhoriais, como o Solar dos Pinheiros ou a Quinta do Bertelo.
As tradições de Santa Marta de Penaguião estão, elas próprias, muito ligadas à viticultura, como se pode observar no interessante Artesanato da região, nomeadamente em técnicas ligadas à cestaria e á tanoaria, bem como a tapeçaria, rendas e bordados que eram utilizados para servir doces e o Vinho do Porto.